Falar de marketing é ter a consciência de que esse termo vai além da simples imagem e atividade de propaganda e publicidade, pois, essa abordagem tem uma vasta abrangência e com inúmeras ações que ajudam na aproximação entre clientes e empresas.
Nós entendemos a complexidade desse tema, por isso, preparamos este artigo em que esclarecemos os principais pontos a respeito desse tema que gera tantas dúvidas e, em consequência, criam barreiras no seu processo de adoção e implantação.
Continue lendo e descubra mais a respeito desse tema tão empolgante e que será de grande valor agregado para o seu empreendimento!
O que realmente é o marketing?
Não há caminho melhor para a explicação do que é o real significado do marketing do que a definição de Philip Kotler — o pai do marketing:
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
Com essa definição, você pode perceber que o marketing tem uma abrangência enorme, de modo que, a propaganda e publicidade são apenas algumas das muitas atividades desta grande ciência que busca identificar e satisfazer necessidades, demandas e desejos de um determinado público.
Os 4Ps do marketing
Atrair um público de acordo com o perfil do seu negócio e promover a venda é o fruto de uma abordagem conhecida como os 4Ps do Marketing, um dos pilares e direcionadores dessa ciência. Vejamos agora cada um dos seus elementos:
• Produto — aborda as características e especificações dos produtos ou serviço que a sua empresa comercializa. No entanto, é preciso adequar o produto de acordo com as necessidades e interesses do seu público;
• Preço — esse elemento diz respeito aos impactos financeiros e psicológicos sobre o seu público, de modo que, somente pagarão o valor que acharem justo ou se perceberem fatores e características agregadoras que justifiquem a política de preços;
• Praça — aqui é a fase em que são determinados e estabelecidos os canais de distribuição, ou seja, como os seus produtos chegarão aos seus clientes. A escolha correta dos canais de distribuição pode ser determinante para o sucesso das suas operações;
• Promoção — esse elemento estabelece os canais de comunicação com o cliente e tem a função de promover o seu produto ou serviço. São incluídas as atividades de propaganda, publicidade, assessoria na área de promoção, indicações diretas e demais estratégias de divulgação.
Nessa etapa das estratégias de marketing devem ser utilizados materiais que tem como objetivo fixar a imagem do seu negócio na mente dos clientes e potenciais cliente como, por exemplo, um imã de geladeira — ou seja, um objeto que tenha utilidade para o cliente e para a sua empresa. Outros materiais promocionais e de propaganda podem (e devem) ser utilizados.
Esses quatro elementos são fundamentais para ajudar a ter uma estruturação correta das estratégias de marketing na conquista do seu público-alvo.
Inbound Marketing — foco em atração
São muitas as vertentes e abordagens que o marketing possibilita e disponibiliza aos profissionais da área, porém, uma estratégia muito utilizada atualmente é conhecida como Inbound Marketing ou Marketing de Atração.
O Inbound Marketing consiste em: atrair, converter, vender e encantar, ou seja, as estratégias do marketing terão foco em atrair um público, convertê-los em lead, realizar a venda (converter o lead em cliente) e encantar o cliente no pós-venda e na satisfação com o seu produto e/ou serviço.
Como você pode perceber, o processo de aumento da sua participação no mercado em que atua requer um conjunto estruturado de atividades, mas, que proporcionam excelentes resultados para o seu empreendimento.
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