Ímã de Geladeira e Gráfica Mavicle-Promo – Notícias
Petrobras muda estratégia e vai divulgar preço do combustível na refinaria diariamente
Atualmente estatal divulga apenas a variação percentual do valor cobrado e não o preço; presidente da estatal refuta ideia de que Petrobras é responsável pela alta no preço da gasolina nas bombas.
A Petrobras vai divulgar diariamente o preço do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias. Atualmente, a companhia divulga apenas a variação percentual do preço de um dia para o outro. A mudança começa após o Carnaval.
“O que nós pretendemos é ser mais transparentes e dizer o preço não do percentual do barril, mas do litro na porta da refinaria”, afirmou Pedro Parente, presidente da Petrobras, nesta quarta-feira (7) durante encontro com jornalistas no Centro do Rio.
Segundo o executivo, será informado o valor médio diário dos combustíveis. “Entendo que isso [a nova estratégia] será implementado na semana seguinte ao Carnaval”, destacou o presidente da companhia.
Desde que alterou sua política de preços, em julho do ano passado, a Petrobras passou a promover reajustes quase diários dos combustíveis. Desde então, o consumidor tem se deparado com aumento crescente nas bombas dos postos de combustíveis.
A estatal refuta que seja responsável pela alta de preços ao consumidor e diz que o valor cobrado pela empresa corresponde a cerca de um terço dos preços praticados nas bombas. A maior parte do valor cobrado pelo consumidor final engloga principalmente tributos, estaduais e municipais, além da margem de lucro para distribuidoras e revendedores.
“A Petrobras não tem condição de definir os preços. Hoje, todos nós estamos assistindo a um movimento de alta no mercado internacional”, destacou Pedro Parente em referência ao valor do petróleo no mercado externo.
Valor médio por litro da gasolina passa de R$ 4,198 para R$ 4,221
Fonte: G1/Sindigas
Comentários