Para se destacar em um segmento e criar diferenciação de marca é preciso investir em comunicação. E um dos aspectos da publicidade mais trabalhados pelas empresas é a entrega de material promocional. Isto porque esta é uma das estratégias que garantem o maior ROI (Return Over Investment – ou Retorno Sobre Investimento).

 Assim, com o intuito de atingir o público-alvo e aumentar as vendas, são feitos altos investimentos na produção destes materiais. Isto passa pela contratação de um designer profissional, pela criação de uma estratégia, pela escolha de um bom fornecedor para a produção, utilização de matérias-primas de alta qualidade, etc.

 Mas a verdade é que os esforços para o sucesso da campanha não acabam na elaboração do material. O processo de distribuição é igualmente importante para garantir que o retorno esperado será obtido com a campanha.

 Se a distribuição não for feita corretamente, todo o investimento na produção será desperdiçado. Desta forma, haverá uma queda sensível no ROI, podendo a estratégia causar até mesmo prejuízo, ao invés de lucro.

 Mas como se faz a entrega do material de forma correta? Se você quer saber, continue lendo para descobrir como distribuir o seu material promocional!

1. Defina a sua área de distribuição corretamente

Se o seu intuito é levar clientes até a sede da sua empresa, a localização geográfica é um importante aspecto na definição do seu público-alvo. Neste contexto, delimitar a área de distribuição do seu material às regiões adjacentes ao seu negócio é imprescindível.

Assim, realize a entrega do seu material promocional primeiramente em seu quarteirão, ou em um raio de proximidade da sua empresa. Quando esta área estiver coberta, avance para a próxima, distribuindo, por exemplo, a dois quarteirões.

Você pode avançar com esta estratégia até cerca de três ou quatro quarteirões. Desta forma você atinge um público que já está próximo, ou frequenta a região onde sua empresa está sediada, aumentando as chances de irem até você.

2. Elabore campanhas em etapas

Para garantir um bom retorno, não basta distribuir seu material no lugar certo. Isso porque a maioria dos clientes não vai optar pela sua empresa na primeira vez que ouvir seu nome, visto que a conveniência da proximidade geográfica não costuma ser o principal fator decisivo para uma decisão de compra.

Por isso, é importante trabalhar com uma estratégia de criação de reconhecimento de marca e autoridade. Para fazer isso, periodicamente crie novos materiais e redistribua nas mesmas regiões.

Ou seja, se no mês passado você entregou um panfleto, hoje entregue um brinde, como um imã de geladeira. Ou crie uma linha de colecionáveis com novos modelos de imã todo mês, por exemplo.

Otimize a gestão de custos

 Por fim, para alavancar o retorno sobre o seu investimento, otimize os custos da distribuição do material. Você pode fazer isso aproveitando cada saída de um entregador, por exemplo, para trabalhar a distribuição de mais material. Isso reduz os custos da distribuição e aumenta a rentabilidade da campanha.

Está pronto para iniciar uma distribuição de sucesso? Então entre em contato para criar seu material promocional!