As maiores empresas do Brasil investem pesado em Marketing. Elas sabem que, para além de uma operação eficiente que reduz custos e diminui o preço dos serviços para o consumidor, as companhias também precisam se fazer conhecidas e bem quistas pela população, gerando boa reputação, mais vendas e sucesso nos negócios. A expectativa para os próximos anos no que diz respeito a Marketing e economia é boa, e neste texto daremos mais detalhes sobre este tema. Confira!

Por que investir em Marketing?

Muitas empresas gozam de renome nacional e até mesmo internacional. Seus produtos e serviços com bons preços e alta qualidade costumam ser o motivo para tanto reconhecimento. Mas como fazer a marca ser conhecida pelas pessoas, que passam a comprar e fazer o nome de uma empresa? Os esforços em marketing são responsáveis por esta parte. A grande questão é: como investir nessas ferramentas?

Mudanças no cenário do Marketing

Por muito tempo, o Marketing das empresas estava baseado apenas em publicidade e propaganda em meios de comunicação de massa. Ou seja, anúncios em jornais, revistas, outdoors, TV e rádio, atingindo um grande número de pessoas, porém, pagando uma fortuna por cada peça publicitária, o que nem sempre gerava o retorno desejado. No atual momento, o cenário é de mudança:

A internet chegou com tudo

A internet modificou completamente a forma como as empresas investem em marketing. Empreendimentos que antes dedicavam 100% da verba de Marketing para TV e meios impressos passaram a pagar por anúncios em motores de pesquisa como o Google, ou anúncios em vídeos do YouTube, percebendo que era possível pagar menos e ainda assim atingir um bom número de possíveis clientes.

A questão é que a mudança do cenário offline para o online não eliminou os investimentos das empresas em formatos tradicionais de Marketing, apenas transformou as propostas.

Marketing dentro de casa

Por mais que boa parte das empresas tenha passado a investir também no Marketing de internet, a maioria dos empreendimentos não abandonou os meios offline de Marketing. Pelo contrário, alguns até mesmo concentraram suas ações em determinados suportes, como o caso dos imãs de geladeira, por exemplo.

Mesmo após investir pesado na internet e seus meios, grandes empresas do ramo dos alimentos, farmácias, revendas de gás e água, serviços de frete e empresas de delivery em geral não deixaram de lado os famosos e tradicionais ímãs de geladeira. Na verdade, o ramo apenas cresceu, pois os investimentos em mídia offline foram dedicados para este produto promocional.

Colocar a sua marca na porta da geladeira do cliente se tornou uma opção mais viável do que colocar anúncios na televisão ou no rádio, cuja audiência também diminuiu. Por isso, quando pensar em marketing, considere os imãs de geladeira e outros produtos gráficos com bastante atenção.

A tendência para os próximos anos é que a internet chegue à casa de mais brasileiros, substituindo diversos serviços que antes eram feitos por telefone para os aplicativos dos smartphones. Ainda assim, investir em um produto simples, barato, porém altamente efetivo como um imã de geladeira é uma opção de grande viabilidade para os investimentos em marketing.